Coaching

Raquel Tessari

Coordenadora Nacional de Coaching da MPC Brasil

O Coaching é uma metodologia de aprendizado focada na mudança de comportamento e motivação orientada para elaboração de um plano de ação prático que produza resultados, além de promover autoconhecimento e comprometimento no decorrer do processo.

Timothy Gallwey, um dos precursores do coaching disse: “Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas…”

A própria praticidade e eficiência do método o tornou famoso no mundo executivo, sendo  cada vez mais utilizado nas áreas de desenvolvimento pessoal e profissional.

Apesar de ser uma ferramenta bastante técnica, o coaching na MPC integra de forma muito clara a espiritualidade cristã no processo e tem como  “ponto de partida exatamente aquela área da vida onde Deus está trabalhando na pessoa” (Tony Stoltzfus). Bob Logan diz que “Coaching é o processo de caminhar ao lado de uma pessoa (ou equipe) para ajudá-la a descobrir o plano de Deus para sua Vida e ministério… e assim cooperar com o Espírito Santo para ver este plano se tornar realidade”.

A nossa visão para o COACHING  revela que acreditamos na atuação de Deus na vida de nossos obreiros e voluntários, entendemos que as ferramentas de coaching são estratégicas para formação de líderes conectados com os desafios da atualidade, e que proponham soluções eficazes para problemas complexos. O líder que desenvolve competências de um coach, pode maximizar os resultados da sua equipe, afinal, torna-se um especialista em mudanças, ajudando mais líderes a assumirem cada vez mais responsabilidades e a maximizar seu potencial. Afinal, acreditamos que cada coachee é capaz de conduzir a vida que Deus tem dado a ele com sucesso, na perspectiva de que sucesso é “Descobrir o que Deus quer que você faça, e fazer” (Robert E. Logan).

 

Visão

Cada líder da MPC seja capacitado para, através de relacionamentos e das habilidades do coaching, treinar líderes eficientes em suas cidades e desenvolver seus programas locais e nacionais, alcançando progresso tanto pessoal quanto ministerial, e mantendo-se centrados no Evangelho.

Missão

Servir aos líderes da MPC oferecendo coaching individual e em grupo, formando e desenvolvendo coaches, divulgando o paradigma do coaching e promovendo o uso de ferramentas e habilidades nos diversos ministérios desenvolvidos na missão.

 

Lema

Conhecendo e fazendo a vontade de Deus

 

Valores

Centralidade no evangelho de Jesus Cristo

Vida equilibrada

Integridade cristã

Relacionamentos transformadores

Servir com excelência

 

As pessoas podem solicitar um relacionamento de Coaching para:

– desenvolver uma vida equilibrada alinhada com os valores cristãos.

– desenvolver habilidades e competências de liderança cristã.

– potencializar a implantação ou aprimoramento de um ministério.

– aprimorar a gestão do tempo (da vida) com foco na missão pessoal

– conseguir clareza no processo de decisão em questões ministeriais.

Como acontecem os processos de coaching na MPC?

Os processos de coaching são realizados com sessões a cada três semana ou quinzenais:

1) sessões de coaching  individuais on-line: 07 sessões são realizadas a cada três semanas por Skype com duração média de uma hora e meia.

2) sessões de coaching  em grupo on-line: um grupo de oito pessoas com um foco de coaching em comum serão conduzidos por um coach, quinzenalmente, com duração média de duas horas cada sessão.

Os grupos de coaching são: vida equilibrada, liderança, EDV com foco em parceria, capelania e formação de rede pessoal de parceiros.

Além destes processos de coaching individual e em grupo, estaremos realizando para as equipes da MPC espalhadas por todo Brasil, alguns workshops com o objetivo de que líderes, voluntários e parceiros vivenciem algumas ferramentas do coaching cristão e sejam beneficiados.

Agende este workshop para sua equipe, voluntários e parceiros da MPC: “Leader Coach Cristão: potencialize sua liderança” (Duração: 8 horas)

 

 

Quem são os coaches da MPC Brasil?

São lideres da MPC formados por uma parceria entre a MPC Internacional e a CoachNet Global Ministries. A formação tem duração de 9 meses com módulos teóricos e supervisão prática na condução de processos de coaching na MPC Brasil. Além disso, temos um curso em EAD para os trainees e  coaches mentores da MPC. Atualmente, temos 40 coaches formados por esta parceria.

 

Como iniciou o coaching na MPC Brasil?

 

A MPC Internacional firmou uma parceria com a CoachNet Global Ministries, que treinou uma equipe de 20 obreiros da MPC de vários países entre 2007 e 2008,  com a finalidade de introduzir a cultura de coaching na MPC em todo o mundo.

As pessoas que fizeram este treinamento organizaram credenciamentos em seus respectivos países, com a presença do diretor internacional de coaching da YFCI (Chris Harding), e uma equipe de treinadores local foi formada para dar continuidade ao processo. A finalidade é oferecer continuamente relacionamentos de coaching para os líderes da MPC e também cursos de formação (credenciamento) de novos coaches.

Em 2013, Eliane Werner organizou junto com Chris Harding a formação da primeira turma de coaches da MPC Brasil, que teve seu credenciamento no início de 2014. Em 2015, tivemos o credenciamento da segunda turma.

Em 2016, Neciula Gomes assumiu a coordenação geral do coaching da MPC Brasil e expandiu a formação de coaches e a oferta de processos de coaching individual e em grupo, bem como implementou uma plataforma de educação a distância para educação continuada dos coaches formados. Entre 2016 e 2017, 204 líderes/voluntários da MPC Brasil tiveram a oportunidade de receber um processo de coaching individual ou em grupo, e 48 pessoas participaram do workshop de coaching cristão para líderes da equipe local e parceiros. No final de 2016, 13 líderes da terceira turma finalizaram a formação em coaching e em 2017 mais 8 coaches juntaram-se ao time de coaches da MPC BRASIL.

 

Em 2018, Raquel Tessari assumiu a liderança do coaching com foco no aperfeiçoamento dos coaches formados e na oferta de muitos relacionamentos de coaching a fim de que os líderes da missão possam servir com excelência e centrados nos valores do Reino de Deus.

Frutos do Coaching na MPC Brasil?

2013-2017:

Coaches – 40

Processos de Coaching Individual – 170

Processos de Coaching em Grupo – 74

Workshop do Líder Coach Cristão – 48

 

Agora, o coaching funciona?

“O processo na minha vida está sendo muito importante. Hoje estou conseguido manter o foco em meus objetivos e ter uma vida cristã com objetivos ministeriais e pessoais muito direcionados.” (M. P.)

“Foi bom ter alguém pra prestar contas e conversar sobre dificuldades da liderança, apesar de não poder ser uma conselheira me ajudou a organizar as ideias e ser mais tranquila nas decisões.”; (R. O.)

“Resultados: Equipes de trabalho organizadas. Mais confiança nos liderados. Questões resolvidas que estavam sendo procrastinadas”; (R. T.)

“Melhor administração do tempo com família e trabalho – criamos metas e desenvolvemos mecanismos para o alcance dos resultados. Em cada sessão avaliamos o andamento de tudo e acompanhamos o progresso.”; (Y. L.)

“Conseguir priorizar meu momento devocional foi o meu maior ganho no relacionamento de coaching.” (N. P.)

 

Equipe

  • Mariane Cotrim –  Coordenadora de Logística do Coaching
  • Ernandes Lucas – Coordenador de Comunicação  e EAD do Coaching
  • Daniela Azambuja - Coordenadora Mobilização de Recursos do Coaching
  • Eliane Werner – Coordenadora de Educação Permanente de coaches e coaches-mentores e Conselheira Sênior do Coaching
  • Ricardo Costa – Conselheiro Sênior do Coaching

Links

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo para falar diretamente com este ministério. Se você tem interesse em se voluntariar para este ministério preencha o formulário e conte um pouco mais sobre você, o/a líder entrará em contato em breve.

Por favor, insira seu nome.
Por favor, escreva sua mensagem.